Uma organização que visa crescer e se consolidar no mercado, alcançando o futuro, e gerando negócios de longo prazo deve ter Planos e Objetivos Definidos, Pilares Organizacionais Estruturados, Autoridades e Responsabilidades delegadas, Recursos Providos, Processos, Padrões, Tarefas e Atividades dimensionadas. Somente desta forma, é possível atuar com previsibilidade, tendo confiança em suas escolhas e assertividade em sua tomada de decisão.

Compete à organização planejar todas suas ações em face dos riscos, oportunidades, cenários, mercado, influenciadores, produtos, serviços, stakeholders e tudo aquilo que possa afetar sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos, estabelecendo planos que vão dar consistência ao seu planejamento estratégico – que é o documento norteador da gestão, ou seja, a sua Governança.

A Gestão por sua vez, é a forma como a aplicação dos recursos necessários ao alcance do planejado é disposto e operacionalizado, aplicando meios materiais disponíveis para fazer o que a organização faz, com a finalidade de alcançar o seu propósito.

O desafio é basicamente em fazer girar o PDCA na gestão: sair do planejamento com todo o cenário pronto ao desenvolvimento e a execução a fim de garantir que os resultados sejam alcançados, e que esse alcance seja eficaz, eficiente e efetivo.

Principais Atividades de Consultoria

Diagnóstico Organizacional

O Diagnóstico é um método eficaz para tomada de decisão sobre os rumos de uma organização. A partir dele é possível identificar lacunas que resultem em planos de ação que considerem de forma assertiva a alocação e disponibilidade de recursos de natureza vária, permitindo conhecer as fragilidades e potencialidades do negócio, e encontrando soluções adequadas ao objetivo esperado.

Implantação de Normas ISO

Muitas vezes se faz necessário evidenciar que os processos de uma organização estão em conformidade com o que esperam os stakeholders de um determinado segmento ou ramo de negócio. Uma das formas de demonstrar a conformidade é a implantação de normas ISO em alinhamento com a estrutura de gestão, a fim de declarar publicamente e através de um organismo certificador, que processos e atividades são confiáveis e críveis e que garantem, em um padrão global de conformidade, que os resultados pretendidos serão alcançados em uma crescente de melhoria. As normas ISO se adequam perfeitamente a qualquer estrutura, denotando credibilidade e transparência para a organização e encurtando o caminho para novos negócios.

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Mapeamento de Processos

O Mapeamento de Processos é uma das atividades mais importantes para se conhecer o negócio, identificar os riscos associados aos processos e desenvolver medidas mitigatórias de contenção, garantindo o controle e a operação, identificando GAPs e fazendo ajustes que possibilitem a melhoria, amadurecendo o negócio e evoluindo os processos de negócio, podendo inclusive colaborar na identificação de novas oportunidades de mercado, redirecionamento de estratégias e conhecimento dos esforços e empenhos possíveis e realizáveis pelos recursos.

Mapeamento de Riscos

Uma organização deve conhecer os riscos a que está sujeita gerenciando a exposição aos eventos que fazem parte do seu segmento e das relações estabelecidas com seus parceiros de negócio. Os riscos possuem diversas origens (também chamadas fontes) e não devem ser considerados como algo inesperado ou infortuito, mas sim, algo conhecido que, em face de eventos adversos, adquire uma característica que necessita de controle. Repetidas vezes o risco sofre mudanças por influência do ambiente interno ou externo e necessita ser atualizado para garantir que as medidas mitigatórias previstas (e outras adicionais) venham a produzir os efeitos esperados, tornando os riscos gerenciáveis.

Assessoria para Gestão

Em diversos momentos as organizações necessitam tomar decisões sobre questões internas que visam garantir o fluxo das suas atividades, que vão desde uma consulta pontual até o provimento de recursos para a gestão de um sistema ISO ou a melhoria de um processo de negócio. Para isso, um olhar “de fora” pode oxigenar a estrutura, possibilitando a tomada de decisão assertiva e orientada a resultados que otimizem tempo e recurso e que tragam vantagem competitiva ao negócio.

Etapas do Processo de Consultoria


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