Auditorias são processos que visam atestar, de forma sistemática, independente e documentada, se os critérios estabelecidos para comparação estão sendo satisfeitos.

Uma auditoria pode ser utilizada para confirmar o atendimento de requisitos legais, normativos, de clientes (produtos/serviços) ou da própria gestão (no caso, da organização que busca aferir a conformidade de seus processos) e em geral utiliza o elemento de comparação para apresentar os seus resultados.

Vários métodos podem ser usados para realizar uma auditoria e a aplicação do melhor método considera os riscos, a disponibilidade de recursos e a competência dos auditores.

As evidências objetivas podem ser alcançadas por entrevista, observação, analise documental entre outros meios, sempre considerando a amostra elencada.

Tipos de Auditoria

Auditoria de Sistemas de Gestão ISO

A Auditoria de Sistemas de Gestão é um requisito normativo que visa atestar a conformidade de produtos e serviços.

As Auditorias podem ser:

  • 1a parte – quando ocorre dentro da estrutura organizacional;
  • 2a parte – quando ocorre na estrutura do cliente, fornecedor ou parceiro de negócio; e,
  • 3a parte – quando é realizada por um organismo independente (órgão certificador, acreditador ou outro que tenha legitimidade para o ato).

O resultado da auditoria é a evidência factual de que o escopo elencado foi verificado e validado como conforme ou não conforme e uma não conformidade colabora positivamente para a evolução do sistema.

As constatações da auditoria servem para melhorar o próprio processo auditado, aprimorar a competência das pessoas, refinar ou ampliar o uso otimizado de recursos e promover a melhoria do Sistema de Gestão.

Em se tratamento de normas ISO, o padrão para auditorias mundialmente adotado é a norma ISO 19011 na sua versão em vigor. Nela é possível parametrizar o método e a forma de realização da auditoria, que vai desde o Planejamento até a Melhoria.

Auditoria de Conformidade Legal

Do mesmo modo que a Auditoria de Sistemas de Gestão, a Auditoria de Conformidade e Requisitos Legais visa verificar se a organização atende, de maneira preventiva e consistente, os requisitos legais de suas partes interessadas e se, esses requisitos são continuamente monitorados para garantir a antecipação razoável que viabiliza os riscos relacionados a um evento de não conformidade.

O resultado das auditorias apresenta um mapa de requisitos legais onde o organização pode entender o porquê e o como do cumprimento legal e antecipar-se ao atendimento, reduzindo visitas de reguladores e controladores ao garantir a conformidade.

Além disso é possível se manter atualizado com relação a continuidade do cumprimento de requisitos legais.

Etapas do Processo de Auditoria


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